Dias de Festa

Crônicas e poesias constantes de meu livro "Dias de Festa"

My Photo
Name:
Location: Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil

Tenho um espaço em branco a ser preenchido. Nossa! Isso ao mesmo tempo em que intimida, me move. Divido com páginas em branco meus pensamentos. Mas não me basta dividir pensamentos, tenho que organiza-los e isso intimida, mas não a ponto de me fazer desistir. Escrevo simplesmente o que me vem à cabeça. Olho pra tudo que escrevi e muitas vezes acho graça. Quanta bobagem! Aí é que vem o melhor. Ter de organizar tanta bobagem! E sabe que até se tira proveito de algumas??? É, muitas bobagens sérias me vêm à cabeça e estão sendo organizadas e publicadas aqui, são parte do meu livro: “Dias de Festa”. E já têm outras bobagens alinhavadas. Espero poder dar conta das coisas que tenho em mente. Bobagens? Não, nunca! São sonhos a serem realizados. Quem eu sou? Uma idealista. Profissionalmente, uma publicitária de formação metida na área de comunicação, em qualquer setor. Aqueles que possam extrair de mim, o melhor de mim. "Dias de Festa", são crônicas e poesias do meu livro. "Com Textos", são meus textos de um contexto onde estou inserida, em dias nem sempre de festa. "Juntou" tudo e eu vou jogando aqui, quando não sei exatamente onde jogar, ou como jogar.

Saturday, July 21, 2007

Peguei o ônibus das 5

Podia ser qualquer um. Mas o ônibus das cinco é especial.
É porque ele vem mais lotado.
E se ele vem mais lotado, tem também maior diversidade.
Crianças, adultos...
Peões, intelectuais...
Todos disputam um lugar.
Já tinha até esquecido como era o ônibus das 5!
É a hora de saída das escolas.
Saída estratégica pra mim.
Sento naquele banquinho, que ainda tem vago, e fico só observando.
Sobem aquelas mães, tão estressadas quanto eu, cheias de filhos e mochilas. E falam, o tempo todo.
Os filhos?! Melhor nem falar...
Mas tem também um filho sem pais, ele já ta grandinho, pré-adolescente, que nem minha filha, tentando se auto-afirmar.
Acho que por isso estava de cabelo em pé! Duro, e seguro pelo gel. E ele seguia a viagem, como eu, somente a observar.
Mas, o coletivo começou a encher e encher.
E o cabelo dele a desabar, desabar...
E aquele professor da UFSC, ficou se jogando pra cima e quase caiu aos meus pés.
Hum! Que pena, não fosse o quase, até que valia a pena!
É, mas tem também muita gente estranha dentro desses coletivos. Acho que eu sou uma!
E até aquela coceira nas mãos resolvi ter, dentro do ônibus lotado!
E agora, nem sei se vou ter espaço, mas a minha simpatia, não dá pra perder, sempre dá certo.
E assim, dou três tapinhas na mão e...zás, com a mão pra dentro do sutiã!
Mas teve alguém interessado:
- Isso é simpatia?
Nem respondo, finjo que não é comigo, talvez, se fosse aquele professor...
E a mulher sorridente? Uma verdadeira simpatia!
Vinha se arrastando, com sua bengalinha, mas sorria.
Não era uma velhinha. Devia ter a minha idade. Estava doente. Tinha sofrido um acidente, há 4 anos, e todo o mês, uma vez por mês, pegava aquele ônibus, lotado, pra receber o seguro pelo acidente. Sorria e vinha conversando!
É, tem mesmo que sorrir para a vida, ter felicidade.
Investir e acreditar.
Ontem assisti a uma entrevista de um ex-presidiário. Uma lição de vida.
Um cara que sobrevive a um lugar desses, sai ileso, e ainda feliz, só pode mesmo estar nessa vida pra ensinar algo.
A história dele se repete, como tantas que já se ouviu falar, mas o desfecho, é interessante.
Pai ruim, pra lá de ruim, e desde cedo, ele se meteu nas drogas, no roubo....
Foi parar naquelas instituições que servem pra re-socializar.
Ham???
Difícil acreditar que aquelas instituições sirvam mesmo pra isso. Melhor acreditar nas pessoas, no caráter, na persistência, na vontade de viver e ser feliz.
E ele acreditou.
Mesmo em uma cela três por quatro, acreditou em um futuro melhor.
E através dos canos das privadas, batia papo com os parceiros, pra não pirar, até que um dia encontrou um anjo, que muitas vezes, muitas pessoas encontram pelo caminho e nem percebem. Ele encontrou um poeta.
Um poeta!
Que além de escrever, havia lido, muitos, muitos textos lindos.
E contava histórias, e despertou a curiosidade dele. E ele também começou a ler, ler muito, e escrever...
E dentro daquela cela, três por quatro, ele construiu um mundo particular
Seu futuro
E livre das grades, sem nenhuma instituição re-socializante, a não ser ele mesmo, ele tem um futuro.
É um escritor, com uma lição de vida, de persistência, de fibra, de crença!
A vida é assim. É para quem acredita em cada dia e faz dele um dia diferente, mesmo fazendo o mesmo trajeto, todos os dias.
Um dia, a gente chega lá!
Em qualquer trajeto, em qualquer horário...
Nem que seja no ônibus das 5!

2 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Adorei. Fiquei pensando como o que normalmente chamamos de rotina pode ser oportunidade de "pegar" e fruir a vida em seus mínimos detalhes...aqueles que, se só pensarmos que a vida é uma rotina maçante, jamais perceberemos que existem. E que, sem eles, a vida fica,mesmo, cinza.

Beijos, querida amiga!
Ana.

August 09, 2007 6:27 PM  
Blogger FC-ANDRADE said...

Gostei tanto que coloquei seu blog no meu Favorito. Muito bom.

January 22, 2009 3:03 AM  

Post a Comment

<< Home