Dias de Festa

Crônicas e poesias constantes de meu livro "Dias de Festa"

My Photo
Name:
Location: Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil

Tenho um espaço em branco a ser preenchido. Nossa! Isso ao mesmo tempo em que intimida, me move. Divido com páginas em branco meus pensamentos. Mas não me basta dividir pensamentos, tenho que organiza-los e isso intimida, mas não a ponto de me fazer desistir. Escrevo simplesmente o que me vem à cabeça. Olho pra tudo que escrevi e muitas vezes acho graça. Quanta bobagem! Aí é que vem o melhor. Ter de organizar tanta bobagem! E sabe que até se tira proveito de algumas??? É, muitas bobagens sérias me vêm à cabeça e estão sendo organizadas e publicadas aqui, são parte do meu livro: “Dias de Festa”. E já têm outras bobagens alinhavadas. Espero poder dar conta das coisas que tenho em mente. Bobagens? Não, nunca! São sonhos a serem realizados. Quem eu sou? Uma idealista. Profissionalmente, uma publicitária de formação metida na área de comunicação, em qualquer setor. Aqueles que possam extrair de mim, o melhor de mim. "Dias de Festa", são crônicas e poesias do meu livro. "Com Textos", são meus textos de um contexto onde estou inserida, em dias nem sempre de festa. "Juntou" tudo e eu vou jogando aqui, quando não sei exatamente onde jogar, ou como jogar.

Friday, March 30, 2007

Coisas

Tenho participado de uma verdadeira festa todos os dias.
Estão bonitos esses dias que antecedem o natal em Florianópolis.
O centro sempre fervilhando! Só não dá pra distinguir a música!
É um misto de flauta, com sons nas lojas a todo o volume, corais, pagodes, sambas, bandinhas de papai-noel, uma verdadeira farra.
Sem contar os sons das pessoas. O vai-e-vem, ruídos, falas, disputando com os ambulantes, quem chama mais a atenção.
No Mercado Público, todos se aglomeram. É gente, da terra, os manezinhos, fazendo a sua festa e saudando, a sua maneira, àqueles que chegam de fora para viver essa festa.
E as falas se misturam com os ruídos, ensurdecedores, gentes de todas as línguas, falam a sua língua, e todos se entendem.
É o espírito de natal festivo em Florianópolis.
Senti saudades do Aldírio hoje. Juro que vi o Aldírio, sentado ali no Mercado, bebendo a sua cervejinha e se preparando pra fazer mais um Bar Fala Mané, rodeado de amigos, amigos do Bar, amigos que chegam de fora, amigos da terra.
Mas, o Aldiríro não estava lá. Mas eu vi, ou quis ver!
Meu amigo Aldírio Simões!
Meu pombo! Ou melhor: Mô pombo!
Um tanto tímido, jeitão de Aldíro. E vi também o Irê. Meu amigo Irê, de toquinha de Papai Noel, fazendo hohoho!
Mas só quando o Aldírio perguntava para ele: Papai Noel rói unha???
E ele prontamente corrigia: a pergunta não é essa, Aldírio, faz de novo.
E o Aldírio fazia a mesma pergunta de forma diferente:
Você rói unha papai Noel?? Rôo, rôo, rôo! Enchendo a boca.
Era assim que o Aldíro conseguia extrair do Irê o melhor “hohoho” de papai Noel que já ouvi.
Rôo,rôo,rôo!
É, essa festa dessa cidade, faz a gente ver coisas.
Coisas que viveu e quer manter vivas, sempre, quando a cidade faz festa.


* Algumas observações*

Aldírio Simões - Jornalista - Figura conhecidíssima e carismática na Ilha de Santa Catarina. Faleceu em 2004. Além de diversos trabalhos como jornalista, era apresentador do programa de televisão "Bar Fala Mané".

Irê Silva - Amigo inseparável do Aldírio - linguajar espetacular, quase ninguém entende o que ele fala, porque além de falar rapidinho, rapidinho, como todos os manés, ainda fala mais rapidinho que todos. Fantástico! Mas a gente se esforça, e acaba entendendo, principalmente quando ele faz rôo, rôo, rôo!

0 Comments:

Post a Comment

<< Home